segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Maquete ajuda na interação de alunos com deficiência visual


 Olá a todos!

Em 2010, na escola Estadual Doutor Jovino Silveira foi desenvolvido um projeto com o uso de uma maquete tátil demonstrando a região central de Serra Negra- SP.
Na maquete era possível identificar  os principais pontos da cidade, proporcionando as pessoas com deficiência visual maior compreensão e conhecimento do espaço construído.
E´uma experiência bem interessante.Vale a pena ler mais detalhes sobre este projeto.Abaixo da reportagem fotos do trabalho realizado.


14/10/2010 - O Serrano
Em 4 de outubro, a sala de recursos de pessoas com deficiência visual da Escola Estadual Doutor Jovino Silveira passou a trabalhar com um novo equipamento de apoio à interação social e desenvolvimentos dos alunos. Uma maquete que reproduz a região central de Serra Negra faz parte do projeto de educação inclusiva "Toque e Sinta sua Cidade".
Ela tem como objetivo transmitir às crianças com deficiências visuais e demais alunos conceitos e valores sobre o município de Serra Negra, ampliar o potencial de uso do espaço construído, garantindo assim inclusão social e cultural por meio da maquete tátil, com os principais pontos da cidade, com nome de ruas, avenidas, localização de edificações, casas, lojas, bancos, prefeitura e outras referências para orientação especial escrita em braille.
A maquete tátil possibilita a compreensão de um ambiente construído, a percepção do espaço permitindo potencializar o uso das habilidades dos alunos, através de respostas sensoriais com o uso das percepções tátil e cinestésica.
Segundo a reabilitadora e pedagoga visual Adriana Bonilha, o ponto mais significativo do projeto é a real participação de todos os alunos para conhecer a dificuldade na locomoção de pessoas com deficiência, localização dos pontos centrais, ruas, avenidas, bairros e a geografia da cidade. Como a pessoa com deficiência se locomove, as técnicas utilizadas e imagem visual do espaço em que vive. “A maquete é uma ferramenta importante no estudo e análise espacial, uma vez que o volume produzido traz em si todas as características essenciais à percepção de uma edificação.
A proposta deste trabalho é criar um novo uso para a maquete, onde ela deixará de ser puramente visual para ser tateada e explorada por pessoas com deficiência visual, pois, da mesma forma que a leitura em Braille, ela atua como um instrumento educacional, sendo uma das vias de acesso ao conhecimento do espaço que os circunda”, disse a responsável pela iniciativa.
No primeiro momento esse projeto teve o intuito de trabalhar a Orientação e Mobilidade sendo uma área de atuação eminentemente prática que visa estabelecer, de forma concreta, as dificuldades que a pessoa com deficiência visual encontra quanto às barreiras arquitetônicas, andar a pé utilizando a bengala, de transportes e outras, procurando prover recursos para a sua autonomia no contato com o meio para compreender a organização do espaço urbano, de forma a facilitar sua mobilidade pela cidade.
Num segundo momento haverá a participação ativa e efetiva dos alunos, professores das demais disciplinas para trabalhar o conteúdo sobre Comunidade e Município (material permanente que poderá ser utilizado nos demais anos letivos). Participarão também os alunos das Salas de Recursos de Deficiência Intelectual e estendida aos jovens da Guarda Mirim de Serra Negra, principalmente àqueles que residem em zona rural com pouco acesso e informações do centro urbano.
Maquete confeccionada por Eugênio Borges de Almeida Rodrigues e adaptada pela professora Adriana Bonilha. Alunos da sala de recursos de deficientes visuais participaram da confecção da maquete orientando e sugerindo a Eugênio Rodrigues como deveria proceder para que o projeto alcançasse seus objetivos. 
Fonte: www.bengalalegal.com/maquete

# PraCegoVer: Uma foto de uma sala de recursos com computador, TV e rádio no fundo da sala. No centro da sala uma maquete tátil representando a cidade de Serra Negra- SP, com casas, edifícios, postes, ruas e pontos turísticos.Do lado direito uma aluna de pé utilizando um monóculo, observando assim um ponto da cidade.Do lado esquerdo uma aluna cadeirante, com óculos, "tateando"outro ponto da cidade na maquete tátil.

 #PraCegoVer:Uma outra foto da maquete tátil representando a cidade de Serra Negra- SP.Ao redor da maquete um grupo de cinco crianças, sendo 2 meninas e três meninos, observando e "tateando" a maquete.Uma professora está junto com as crianças interagindo com elas.

 #PraCegoVer: Uma foto da maquete tátil representando Serra Negra-SP, com diversas casas coloridas, prédios, edifícios, ruas, árvores e postes de iluminação.

 Fonte: http://jovinosilveira.blogspot.com.br